Janeiro Branco
Você sabe o que é o Janeiro Branco? Tem como intuito trabalhar com a Saúde Mental da população. Caso as pessoas tivessem uma melhor orientação sobre ansiedade, depressão, síndrome do pânico e tantas outras doenças no mês de janeiro, talvez no segundo semestre do ano o setembro amarelo e o outubro rosa pudessem ser amenizados.
Muitas vezes por falta de equilíbrio emocional desenvolvemos doenças mais sérias como o câncer, ou em outros momentos, por não se saber lidar com a dor, muitas pessoas cometem suicídio.
E, com acompanhamento e cuidados, muitas pessoas com deficiência poderiam levar uma vida normal.
Com esclarecimento sobre quais são os sintomas destas doenças, e quais órgãos da saúde se deve procurar, para receber atendimento e os cuidados necessários, seria possível ter uma vida equilibrada.
Dessa forma muitas crises seriam evitadas, e esse equilíbrio da Saúde Mental, contribuiria para que quadros mais graves de saúde pudessem ser evitados.
Para ter uma saúde equilibrada é preciso cuidar de forma integral da nossa vida. Cuidando do corpo e de todas as áreas que podem interferir em seu bem-estar físico, mental, emocional, espiritual e profissional, uma vez que quando uma destas áreas não está bem, esse desequilíbrio pode afetar todas as outras áreas.
Muitas vezes, as questões familiares e profissionais tornam-se tão desgastantes, que adoecemos. Mas estamos tão mergulhados na rotina do dia a dia que não percebemos.
À luz do Janeiro Branco, os postinhos de saúde das comunidades poderiam ofertar palestras e orientações, que permitissem as pessoas refletir por um momento, perceberem o que estão sentindo e quais os sintomas que as incomodam.
Talvez fosse possível construirmos novas práticas na saúde e realmente termos uma saúde preventiva, que poderia nos permitir evitar uma série de doenças mais sérias no futuro e quem sabe nos encontros coletivos, desenvolvêssemos práticas e habilidades necessárias para aprendermos a cuidarmos uns dos outros.
Além disso, poderia ser a oportunidade de cuidarmos de nós mesmos buscando encontrar um propósito de vida e vivê-lo na sua inteireza.
Janeiro Branco poderia ser a oportunidade de traçarmos novas metas e para a concretização delas, trabalharmos alinhados com nossa vocação e sonhos.
Atualmente vivemos em um mundo com muita informação. Precisamos aprender a silenciar, olhar para dentro e nos perguntarmos: O que me faz feliz?
No entanto os ruídos são tão altos à nossa volta, que não conseguimos o silêncio necessário para ouvirmos a resposta, ou não acreditamos no que ouvimos.
Então nessa hora a contribuição do profissional da saúde é essencial. Com a ajuda dele podemos aprender a ser como a folha do papel em branco e nela escrevermos novos objetivos e metas, que nos tragam alegria.
Vamos fazer valer o Janeiro Branco?
Muito importante essa reflexão Cícera! Tem um livro Medicina do amanhã que trata dos 5PP: preditiva, preventiva, proativa, personalizada e parceira. Vale a leitura (Dr. Pedro Schestatsky).
Obrigada pela sugestão. Já comprei o livro, só esperando chegar.