Qual é o seu perfil?

Você sabia que há vários perfis de cuidador? Segundo a Drª Vanessa Cesnik quando temos a necessidade de cuidar o tempo todo dos outros, esquecemos de nos cuidar. Abrimos mão de nossos projetos de vida, sonhos e realizações, para cuidar do outro.

E, esses cuidados se estendem para filhos, pais, irmãos e vizinhos. E tudo isso acontece porque acreditamos naquele velho ditado “quem ama cuida”, logo para sermos amados precisamos cuidar. Assim nossa vida terá sentido.

Mas se você e eu temos dificuldade de dizer não e constantemente deixamos nossos desejos e sonhos para depois. Uma das explicações que ela dá é que provavelmente esse comportamento começou na infância. Doutora Vanessa elenca em seu vídeo “Dependência Emocional – Perfil Dependente – O cuidador I Episódio 2” vários motivos e situações vividas nesse período que podem ter feito com que nós acreditássemos que é necessário “cuidar de algo o alguém para ser amado”.

Cuidar do outro o tempo todo, possibilita não termos tempo para olharmos para o nosso interior e lidarmos com nossos conflitos. Precisamos parar de nos preocuparmos com a opinião dos outros, recuperarmos nosso amor próprio e priorizarmos nossos desejos. Assim vamos eliminar o medo de não sermos amados, aprendermos a cuidar do outro e nos cuidarmos.

Usando as palavras dela “Quem vive cuidando do outro, morre sem viver”. Convite: Vamos assistir o vídeo para refletirmos sobre qual o nosso perfil de cuidador? O que temos de mudar em nosso comportamento? É importante sentirmos a dor do outro e a nossa também, para cuidarmos e vivermos…

0 0 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários