É de conhecimento geral que no dia 02 de abril se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Após todo esse período de pandemia em que mantivemos nossos filhos reclusos em casa, no último sábado fomos agraciadas por uma tarde maravilhosa para nós e nossos filhos. Pela primeira vez em longa data ganhamos um evento em que podíamos ficar sentadas e conversarmos com outras mães.
Algumas a experimentar, pela primeira vez, o poder ficarmos sentadas, enquanto nossos filhos(a)s, podiam correr, pular, cantar e gritar. Sem precisar mandar parar ou correr atrás por causa de perigos a vista. E o melhor dos presentes, sem nenhum julgamento, pelas pessoas que ali estavam.
Pelo contrário, para todos os lugares que eu olhava tinha alguém com olhos brilhantes, talvez de surpresa, pois por mais que muitos tenham sido preparados para o evento, ainda assim, algumas ações dos nossos autistas os surpreenderam. Mas o sorriso acolhedor que eles davam era fantástico.
Havia pessoas espalhadas por pontos estratégicos, a equipe organizadora pensou nos mínimos detalhes. Ao deixar espaço livre para as crianças brincarem e correrem. Tinha nichos onde as crianças podiam fazer diferentes brincadeiras acompanhadas ou sozinhas.
Onde aconteceu essa maravilha das maravilhas?
Dentro de uma igreja. A Igreja Batista, localizada na rua dos Colhereiros, 478, bairro Vila Mariana, em Cáceres-MT. Eles foram incríveis na organização. Desde o painel de entrada, até os pequenos mimos que as famílias receberam.
Meu filho tem 19 anos, então já passei por inúmeras situações e eventos. Várias vezes encontrei pessoas que ajudaram e ajudam a cuidar dele. Mas essa foi a primeira vez em que não conhecia as pessoas que nos receberam e pude ficar tranquila sem me preocupar com ele.
Porém, o mais incrível foi que o pastor cantou, leu a bíblia, orou. Em meio a correria, gritos e gargalhadas da criançada. E o microfone numa altura adequada. Em nenhum momento foi solicitado aos nossos filhos que sentassem, ou fizessem silêncio. Também não notei a típica expressão “é falta de educação”. Momento mágico pela adequação das circunstâncias apresentadas.
Pedro, a princípio, ficou quieto em uma mesa com outra mãe que ele já conhecia, mas quando a Andreia, organizadora do evento e eu conversávamos e ela me apresentou o pastor, ele tomou a palavra e fez uma longa fala sobre os santos da igreja católica e o pastor, aguentou firme e o parabenizou pelo seu vasto conhecimento sobre santos.
Todos estavam preparados para lidar com o diferente. Tinha uma frase em destaque: “Lugar de autista é em todo lugar”. Sim, é verdade. Quando as pessoas se preparam para recebê-los.
Além de parabenizá-los pelo evento incrível, que vocês organizaram, fica a dica para outras instituições. Quando temos algumas horas sem cuidarmos de nossos filhos, esses momentos valem ouro. Pela raridade com que acontecem.
Muita obrigada! Vocês nos ofereceram, carinho, atenção, respeito e amor refletidos no espaço e adequação do ambiente para recebê-los. E nos proporcionaram um pouco de descanso, nos sentimos cuidadas e acolhidas.
Por mais momentos como esse…
Foi lindo esse momento onde sentimos acolhimento, alegria em nossos pequenos, as trocas de experiências!!! Foi incrível!
A alegria de nossos filho(a)s, o não julgamento e o espaço organizado para eles foi incrível.
Imagino o quão reluzentes estavam !!!
Alegria, alegria, muita alegria e acolhimento. E o mais importante eles e nós fomos cuidados.
Parabéns aos envolvidos. Que seja o primeiro de muitos que virão.
Fico muito feliz por esta iniciativa. Parabéns aos organizadores!
É uma gotinha, num imenso oceano. Mas quem sabe um início.
Que lindooooo! Amei, e esse Pedro sempre nos surpreendendo né? Que Deus lhes abençoem e lhes façam felizes cada dia mais. Bjusss…
E Pedro é muito feliz. Não tenho dúvidas.
Amiga, eu só posso lhe dizer uma coisa: Enquanto esperamos que momentos como esses venham mais e mais e logo, não percamos a esperança de dias melhores e enquanto isso, afirmo que pode continuar a contar comigo, aliás lhe agradeço por ter permitido que por alguns momentos eu pudesse ter feito parte da vidas de vocês.
Você sempre será bem vinda para fazer parte de nossas vidas.