Para minha amiga Fernanda das Neves, artista plástica portuguesa, que faz belíssimos quadros de anjos, não existe carência de anjos. Então fiquei pensando em todas as crianças com deficiência e idosos que existem no Brasil e nesse momento estão numa fila de espera para atendimento. Precisando de consultas, tratamentos, cirurgias e terapias. Não importa se essa fila é do SUS, ou de planos de saúde particulares.
Mas, ao aguardar suas vidas não entraram no modo espera, continuam vivendo e os problemas de saúde crescem. Mesmo não sendo especialistas em saúde, sabemos que algumas doenças se agravam em questão de dias, semanas, meses. Então por que o sistema nos faz esperar por anos?
Seriam os seres humanos anjos, vivendo um momento de provação aqui na terra. E precisando contar com a boa vontade dos homens?
Talvez sim, afinal em cada lugar as decisões são tomadas. Às vezes, o sistema é responsabilizado pelas falhas, porém ele é comandado por homens e mulheres que têm o poder de tomar decisões.
Por outro lado, é bem comum ver pessoas com o poder de decidir nas mãos, ao invés de facilitar as decisões burocratizam ainda mais. Ação perceptível quando precisamos marcar uma consulta, um exame, falar com algum político. E seus assessores fingem que suas agendas estão sempre lotadas. Porém, se você estiver na sala de espera, verá os próximos entrarem e saírem o tempo todo, enquanto você continua lá aguardando a sua vez.
Claro que se você não votou naquele candidato suas dificuldades podem ser ainda maiores. Mas na oportunidade preciso lembrar a todos, do vereador ao presidente da república, que são os impostos pagos por todos os cidadãos desse País que pagam os vossos salários, portanto temos o direito de sermos atendidos e de sermos ouvidos. Já pagamos por esse tempo e bem pago.
Mas se vocês aprendessem a ouvir os cidadãos de cada município, talvez construíssem obras que realmente atendessem o interesse dos moradores de cada comunidade. As obras teriam início, meio e fim. Deixariam de ficar pela metade, ou serem retomadas a cada quatro anos.
Assim como também, deveriam ter um olhar mais atento para quem precisa de cuidados. Em todas as eleições, vejo campanhas serem pautadas nas palavras saúde, educação e trabalho, agregadas a estas as palavras mudança, transformação, renovação etc. Começo a pensar que, um dia após a eleição, estas mesmas palavras são riscadas do vocabulário de quase todos os nossos representantes políticos. Pois em suas práticas do dia a dia, tudo aquilo que foi prometido em campanha cai no esquecimento. Políticos que foram eleitos com propostas esquecidas e nós cidadãos, também temos deixado de exercermos o direito de cobrarmos soluções dos problemas, mas também das propostas apresentadas em campanha.
Outra alternativa seria, eu e você pesquisarmos quais as propostas feitas pelos candidatos e se eles cumpriram. Caso não tenha cumprido o prometido, ou feito algo melhor, isso seria motivo para esta pessoa perder o direito de ser candidato. Uma vez que descumpriu seus compromissos assumidos em Campanha.
Na verdade, gostaria de acrescentar aqui, munícipes: se vocês acompanhassem durante 4 anos cinco sessões na Câmara Municipal, na próxima eleição teriam critérios mais justos para saber em quem votar, pois perceberiam quem realmente se preocupa em melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e da cidade, e aqueles que estão lá de forma descompromissada, com falas ou propostas incoerentes e inúteis. Esse aprendizado, reverberaria nas eleições estaduais e federais.
Queria muito, ao escrever em meu blog www.quemcuidadocuidador.com.br, não precisar citar questões políticas, mas não encontro outros caminhos para melhorar a qualidade de vida de tanta gente que precisa de cuidados em nossa sociedade. Mas por algum mecanismo acionado para “o não me comprometer, eu evito perceber”. Então minha gente! Resta falar sobre a necessidade de sermos seres humanos mais humanizados, capazes de servir o nosso próximo e buscarmos políticas Públicas que comprovem que saímos da Idade Média, em relação àqueles que necessitam de cuidados. Juntos somos mais fortes…
É fato que nossas vidas e ações são atos políticos, mas infelizmente, o que acontece é que a política se tornou politicagem e com raras excessões (sim, elas existem), a maioria só nos procura a cada quatro anos… aproveitemos o momento para examinar essas propostas e discursos que estão postos para outubro…
Precisamos examinar e registrar essas propostas e ao longo dos 4 anos de mandato, observarmos se estão sendo executadas.
Bom dia. E muito triste saber que tudo depende da política. Não dá para parar e pensar. Dá para ficar louco. Ainda bem que não temos uma marinha mágica . Eu mesma ia fazer esses políticos transformar em sapo para procurar água
kkkkk. a ideia é ótima.
Não há, mesmo carência de Anjos ou vc não estaria a escrever todas estes seus, inspiradores, artigos. Eles atuam através das pessoas inspirando-as a cumprir as suas missões, mostrando-lhes os caminhos para seres melhores. Eles estão sempre à disposição esperando que nós os oiçamos e confiemos que as inspirações que recebemos, estão certas …Eles tiram-nos os medos de falhar, nas tarefas que mais nos empurram para fora da zona de conforto. Eles dão-nos a coragem para desafiarmos o que é injusto para com os que dependem de outros, para viverem em vez de sobreviverem. Quando aceitamos fazer esse caminho de luta pelo que sentimos ser o melhor, estamos mais perto de sermos os Anjos Humanos que somos encarnados para aprender a compaixão e o respeito por todas as formas de vida…Eles estão por detrás dos inúmeros movimentos associativos, que tomaram em mãos a construção de uma vida mais justa e apoiada para quem não recebe nada por parte do governo. Inspirada por Eles sugiro divulgues os movimentos e associações para que estes sirvam de exemplo e passem a ser a inspiração torna a união na arma mais poderosa e eficaz do que a luta contra os muros que são os governos.
Fernanda, também acredito na necessidade da união para vencer todos os desafios, que se apresentam para aqueles que mais precisam.
Cícera aqui algumas instituições de apoio ao cidadão com necessidades especiais que apoio
www.charitywater.org
http://www.associacaosalvador.pt
https://www.cercioeiras.pt/pt
https://aipne.webnode.pt
https://ec.europa.eu/social
https://www.appda-lisboa.org.pt/