Descobri durante a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, sobre o que é; há anos sou cuidadora, pesquiso sobre o tema e há tempos tento aprovar um projeto, para que as pessoas que exercem essa função na família por tempo integral e não tenham outra fonte de renda recebam um salário mínimo e tenham também direito a um dia de folga, por semana.
Antes que alguém me diga que isso é impossível, quero informá-los que há outros Países que já ofertam esse benefício. Mas por experiência própria quando falo com o vereador, ele me diz para falar com o deputado estadual e quando falo com este, ele afirma que é da alçada do deputado Federal.
Percorri por caminhos tortuosos essas três esferas. Confesso que foi muito interessante. Pois na segunda feira durante a Conferência Nacional de Saúde Mental, fui informada que já existia na Câmara Federal o Projeto de lei 3022/2020 sobre o auxílio cuidador. Então pensei. Nossa Ha tanto tempo! O que fazer para acelerar esse processo.
Percebi que algumas pessoas estavam a circular pela conferência com moções de apoio ou de apelo a pedir assinaturas.
Decidi fazer uma moção de apelo para que esse projeto fosse votado, o quanto antes. Contei com o apoio e a ajuda da Ronicléia, da Fernanda e da Ana.
Afinal são tantas cuidadoras, na sua grande maioria mulheres, que já não conseguem mais ter uma vida com equilíbrio físico, mental, social, emocional, espiritual e financeiro. Sem direito ao lazer e também ao autocuidado.
Tenho certeza, que a maioria das famílias brasileiras, vivenciam a experiência dos cuidados em seus lares. Hora sendo cuidados, hora sendo cuidadores. Todas as famílias por um motivo ou outro sempre terá um ente querido a precisar de cuidados. E para essa tarefa acontecer com amor, respeito e de forma humanizada, quem cuida precisa receber os mesmos cuidados de quem é cuidado.
Um salário e uma pausa para o cuidador, é uma forma de garantir uma vida saudável.
Então caro leitor, compartilha esse texto ao máximo, para que ele possa chegar a todas as famílias que precisam de ajuda, aos vereadores, deputados estaduais, prefeitos, governadores, e deputados federais.
Solicitem que o PL 3022/2020 que garante o auxílio cuidador seja votado o quanto antes.
Afinal, nós além de votarmos neles, também pagamos impostos, que garante seus salários. Logo, nossos representantes, também precisam amparar e acolher os mais vulneráveis.
Por que tanta demora na aprovação desta lei?
Aprovação PL 3022/2020 já!
Os cuidadores precisam ter uma rede de apoio permanente.
Em tempo agradeço minhas irmãs que cuidaram de meu pai e de meu filho para que eu pudesse participar do evento.
excelente notícia e iniciativa.E necessário sim auxílio cuidador, até mesmo porque contribuir para manter despesas com psicólogo entre outros..
É necessário um conjunto de ações.
Parabéns colega pela iniciativa e gratidão por participar dessa tragetória com vc. Vamos levar aos espaços de discussões e ao conhecimrnto de todos. Previnir o estresse do cuidador e Valorizar quem cuida.
Obrigada por abraçar a causa.
Lei extremamente necessária. Discussão extremamente necessária. Pena que nossos governantes andam tão ocupados com questiúnculas… que seus olhares, votos e assinaturas se voltem para que o que é realmente relevante para a sociedade.
Penso que a cada passo estou fazendo a minha parte.