Como chegar aos 97 anos, bem cuidado?!

É provável que você pense nas coisas básicas: cuidar da saúde, ter uma alimentação saudável, evitar bebida alcoólica, não fumar, fazer atividade física, ter momentos de lazer, estar cercado de bons amigos, cuidar das emoções e cuidar do espirito.

Acredito que a maioria dessas ações meu pai praticou ao longo dos anos. Porém esqueceu de cuidar da saúde e teve um AVC há vinte sete anos que mudou sua vida completamente.

Outro item que também mudou foram os amigos, na época que ele teve o AVC, muitos choraram junto com a gente, os verdadeiros ainda estão próximos, mas percebam aos noventa e sete anos, a grande maioria 99,9% já partiu.

E hoje 18 de novembro de 2023, enquanto observo meu pai, vejo em seu corpo as marcas deixadas ao longo dos anos. Está encolhido e curvado, sua pele parece um tecido há muito tempo guardado embolado, todo vincado e cheio de marcas.

Nos dias em que está melhor senta ereto, de boina na cabeça e cruza as pernas. Em total elegância. E pronto para dar ordens.

Porém dias há em que, não consegue levantar da cama sozinho, é preciso cadeira de rodas e de banho. E um grande esforço para banho tomar.

Esforço físico e emocional que precisamos fazer. É uma pessoa que, uma das sequelas do AVC foi perder a habilidade de se expressar com clareza. Durante o banho nos xinga, claro que só consegue usar duas palavras, mas estas são repetidas cotidianamente.

O banho também é acompanhado por uma canção constante, fico a pensar o que passa na cabeça dos vizinhos, pois ele grita “AÍ, aí” o tempo todo. O contato da água em sua pele, o faz reagir como se estivesse sendo escalpelado vivo.

Estamos ninjas para nos desviarmos dos tapas e murros. Pois a velhice vem acompanhada de “delei” nos movimentos. E nem sempre estes acontecem na velocidade desejada. Ainda bem!

Talvez leitor, você se pergunte, porque ela está contando detalhes do dia a dia com seu pai?

Muito simples, para você, que está no início dos cuidados, não se assustar com alguns comportamentos inadequados. O pai da minha infância e juventude jamais me bateu.

 Então, eu preciso olhar para seu corpo fragilizado e lembrar que ali habita, embora não pareça, a alma de um pai que foi bom, amoroso, justo e compassivo.

Portanto, é a saudade e a lembrança do pai que ele foi no passado, que me faz continuar cuidando dele hoje, amanhã e depois, com amor e constância.

Feliz aniversário pai! Desejo como presente uma viagem pelas lembranças do passado e que nesta viagem você reencontre irmãos e irmã e juntos tenham um dia de brincadeiras, ao rolar na areia, com muitas gargalhadas, banho de mar e um frondoso cajueiro, com frutos maduros e suculentos. Entre uma mordida e outra, vocês são embalados pela brisa do mar, o canto dos pássaros. Com sabor de infância, nesta idade que voltamos a ser criança!

4 3 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
Maria Rejane de Menezes
Maria Rejane de Menezes
1 ano atrás

Ahhh Parabéns pra ele e que seu pedido tenha sido realizado!!!
Parabéns a você também Cícera por manter a memória do pai que ele foi e o cuidado para com ele.
Lindo texto!!!

FLAVIA MARIA DE FRANCA
FLAVIA MARIA DE FRANCA
1 ano atrás

Com esta descrição detalhada do físico e do emocional, me remete as lembranças do meu pai.
O estar vivo matem este laço fraterno. O olhar fixo em seus movimentos Cicera, ainda diz alguém que se preocupa com você.
O banho, os cuidados do dia a dia é um privilégio de ter ainda um pai.
Ao partir eles deixam uma grande saudade. Até dos xingamentos agente sente saudades.
E o olhar nunca mais encontrado.
Só nos resta a lembrança de um grande homem.
Até para se despedir deste plano foi com uma grande mestria.
Parabéns a seu pai Cícera.
E em especial a você que se dedica neste cuidar vinte quatro horas. Colocando em cada atividade uma total dedicação.
Muitas vezes deixando de participar de atividades sociais e encontros com os amigos.

Eveli
Eveli
1 ano atrás

Dádiva da vida, parabéns a toda história de vida de seu pai !!!!

Ruth Lifschits
Ruth Lifschits
1 ano atrás

“Pai amoroso, justo e compassívo”. Que lindo, Cícera. Seu texto é verdadeiro, sincero e amoroso. Apesar do trabalho todo que os cuidados com seu pai exigem, o amor está lá por inteiro! Você é uma pessoa incrível, filha e mãe exemplar. Te admiro muito.