Amigos são essenciais por uma infinidade de motivos. Caso você preservou algum da infância esses são excelentes, reconhecem todos os tons de voz, gestos e caminhar. E têm aqueles acontecimentos do passado, que retornam feito fantasmas para lhe tirar o sono. Então basta você dar uma deixa e ele já sabe qual a história envolvida, que repercute até os dias atuais.
Mas os que vamos agregando ao longo da vida são maravilhosos, aqueles que ficaram do espaço de trabalho… significa que a amizade sobreviveu a todas as picuinhas geradas nesse universo e que você e ele souberam diferenciar e lidar.
Aqueles que chegaram em sua vida e eram amigos dos amigos são ótimos, pois de uma certa forma intuitivamente você já sabe que se ele não fosse gente boa não seria amigo do seu amigo.
Também tem aqueles que vieram de encontros fortuitos: um curso, uma viagem, uma festa e com a experiência trazida pela vida dizemos: como é bom estar com esse amigo! Ele compartilha suas experiências de vida e sabe ser acolhedor. E a cada encontro, vocês percebem que tem muitas afinidades, ou perspectivas diferentes, mas que quando precisam tomar uma decisão juntos, chegam a um acordo em que ambos estão satisfeitos com a decisão tomada.
E, a melhor fase para construir novas amizades talvez seja quando começamos a envelhecer, pois nessa fase, nossas histórias de vida já nos ensinaram grandes lições, julgamos menos, somos mais solidários, todos experenciamos autos e baixos nos relacionamentos familiares e profissionais, estamos com a saúde emocional equilibrada, ou em total desequilíbrio. Muitos de nós já aprenderam a não passar uma noite sem dormir por causa das contas. Tem a sabedoria de que um boa noite de sono, fará no outro dia ver com mais clareza o problema, para buscar uma solução.
São lições que aprendemos vivendo, ou sendo um bom observador e aprendendo com as experiencias vividas pelo outro.
Nesse burilamento constante, também aprendemos que alguns amigos terão um papel a desempenhar em nossas vidas e quando aprendemos a lição esse amigo pode partir. Embora isso aconteça com frequência, sentimos muita falta. Daqueles que partiram porque encerraram sua jornada na terra e deixaram muitas lembranças. E dos que mudam de cidade, pais ou perspectiva, também sentimos saudades.
Também temos aqueles amigos que passamos anos sem encontrar, mas ao reencontrarmos parece que foi ontem que estávamos sentados na calçada da escola, a bater papo.
De todas as formas os amigos são preciosos, e na velhice eles são essenciais em nossas vidas. Pois nossos filhos e parentes próximos estão ocupados na construção de suas famílias, profissão e amizades.
Então será com nossos amigos, que compartilharemos viagens, passeios, ir às compras, ao médico, falar das dificuldades, alegrias e desafios do cuidar do outro. E se formos sábios nos envolveremos em reuniões de estudo e diversão e um tempo para apreciar o pôr do sol, jogar conversa fora, dançar, cantar, orar ou tomar uma cerveja no bar.
Como desfrutar das nossas amizades?
Veja, temos infinitas possibilidades, proporcionadas pelos amigos, e não é ficar em casa alimentando a solidão. Não viva no passado e nem sonhe com um futuro impossível. Viva o hoje rodeado de amigos.
Entretanto lembre-se: suas amizades são como as plantas! Precisam ser alimentadas e cuidadas.
ViVa Cicera! Agradecida pelo texto. Ao ler recordei tantos amigos. Alguns que preciso fazer contato. Ótimas lembranças! Abraço amigo, Dalila
Dalila, que bom que a leitura do texto trouxe-lhe boas lembranças e saudades dos amigos. E a vontade de contata-los. Assim se cultiva as amizades. Abraço.
*9
E como faz falta ter alguém com quem assistir ao pôr do sol
Kelem, o pôr do sol fica perfeito, quando é permeado de conversas.
E como são importantes… nem digo em quantidade mas em qualidade!!!
Maria Rejane, acho que estamos ensinando Pedro e Iara a cultivar a amizade deles.
Com certeza, tudo previsa ser cultivado.
Malu, que todas nós possamos cultivar melhor nossas amizades. Quando nos conhecemos você era amiga da amiga e se tornou uma grande amiga. Gratidão.
Isso é verdade, aprecio amizades e graças à Deus tenho amigos que sei que posso contar ☺️
Rosimar, os amigos são essenciais na nossa vida.