Você sabe o valor de um abraço verdadeiro?

Em nome de meu filho que tem Síndrome Doose e Espectro Autista, venho encarecidamente pedir aos profissionais da educação que saibam acolher cada criança que chega na sua escola com laudo, ou sem laudo e que apresente um comportamento tido como diferente. Olhem para ela com amorosidade. E para os pais também.

Acreditem é bem difícil esse momento de deixarmos nossos filhos num espaço diferente, às vezes dúvidas e incertezas também abalam nossos corações. Queremos o melhor para nossos filhos e, às vezes eles só precisam de um pouco mais de tempo.

Claro que haverá momentos em que ele poderá ter uma crise. Mas perceba que não é por maldade ou desinteresse. É apenas porque o seu sentir está muito mais aflorado do que o meu ou o seu sentir. Talvez essa seja a sua oportunidade de voltar a sentir e perceber as coisas da mesma forma de quando você era criança.

Quando nos apropriamos da vida igual a uma criança, a vivemos de forma mais intensa e verdadeira. O convívio com um autista te permitirá voltar a olhar o mundo a sua volta com mais sensibilidade.

Ah! E não lhe faça perguntas bobas, porque ele irá ignorar a sua pergunta e quando ele tiver certeza que você sabe a resposta certamente ele também não irá te responder.

Agradeça pela oportunidade de conviver com o diferente. Já pensou se todas as pessoas fossem iguais e agissem da mesma forma?

De uma coisa eu tenho certeza. As crianças, essas mesmas com as quais não estamos sabendo conviver, se parássemos e as observássemos, poderíamos aprender com elas.  Na maioria das vezes, elas têm mais empatia, solidariedade e gentileza, do que nós, os ditos seres humanos normais.

Acolham-nas com respeito e carinho, pois elas o acolherão da mesma maneira. Compreenda que se você faz de conta que ela é invisível, você será invisível para ela também.

Lembra o que eu disse sobre o sentir. Você pode jamais ter dito qualquer coisa que a magoasse. Mas o tempo todo ela irá observar seus gestos e atitudes.

Mas quando você se torna presente e atuante na sala de aula e a envolve nas atividades do dia a dia, essa criança irá admirá-lo. E com frequência falará de você, professor (a), para seus pais e/ou cuidadores.

Existe algo de valor inestimável, que você pode vir a ganhar desse seu aluno tão diferente. Um abraço. Caso isso aconteça, saboreie este momento. Pois este é o abraço mais verdadeiro que você irá ganhar por toda a sua vida.

Eis algo que também podemos aprender com eles, o sermos verdadeiros. Assim nossas emoções, sorrisos e abraços teriam o poder de aquecer e acalantar os corações aflitos e desesperançados de nossos semelhantes.

Caros colegas professores, vocês têm nas mãos o poder de transformarem muitas vidas. Que a alquimia do amor possa tocar e transformar o sentir de cada um de vocês, tornando-os cada vez mais, humanizados pelos corações que cativarem ao longo de sua jornada profissional e pessoal.

5 2 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
7 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
Kelem Cristina de Sene Santos
Kelem Cristina de Sene Santos
1 ano atrás

E como faz falta um abraço verdadeiro, recebido sem ter sido pedido…

Cristiane Maciel Mendes
Cristiane Maciel Mendes
1 ano atrás

Texto muito interessante.Excelente! Como admiro a sua escrita. O valor do abraço na acolhida do ano letivo. Que o Espírito Santo de Deus continue abençoando Vcs! Muita Luz e Bênçãos!!

Fernanda das Neves
Fernanda das Neves
1 ano atrás

O Abraço é o mais profundo acto de comunhão… coração com coração somos um… o que sentirmos passa para o outro … se fôr Amor cura! um abraço para vc …

Rosimar
Rosimar
1 ano atrás

Que texto fantástico Cícera! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻😍