Compromisso Público com o Autocuidado

A mesma medida que cuidamos, com amor e respeito a pessoa que necessita ser cuidada; se faz necessária para nos cuidarmos. Pois é preciso uma certa dose de honestidade para com a gente mesmo, para dizermos: da forma como está, não estou mais dando conta de cuidar com qualidade.

Nessa hora nenhuma quantidade de amor, alivia a nossa dor nas costas. Quando estamos cansados e com dor, vem o mau humor. E nesse estado de espirito podemos perder a paciência e a sabedoria tão necessárias ao ato de cuidar.

Atualmente a minha coluna grita por socorro. O excesso de peso agrava ainda mais a situação. Não posso sair para fazer atividade física, por não ter com quem deixar meu pai e meu filho.

Após analisar todas as possibilidades, cheguei à conclusão de que comprar um programa de atividades físicas virtual era minha única opção para aliviar o stress, perder peso e melhorar a qualidade de vida. Até porque aos cinquenta e dois anos de vida já estou começando a envelhecer e preciso cuidar de meu pai e de Pedro.

Entretanto, estou consciente de que se não cuidar de mim, por mais amor que eu tenha por eles, chegará o momento em que não darei conta de cuidá-los com o amor e o respeito que ambos merecem por direito.

E, principalmente não estarei respeitando a mim mesma como ser humano.

Em conversa com professor de educação física, que irá ministrar as aulas, ele sugeriu que uma das formas de levarmos adiante um compromisso de construirmos hábitos saudáveis, praticar atividades físicas e uma alimentação equilibrada é nos comprometendo publicamente.

Então é exatamente isso que estou fazendo hoje, ao contar para vocês que vou fazer atividade física em casa. Ao assumir o compromisso que a partir de hoje entre as atividades do cotidiano, também estarei fazendo exercícios físicos para melhorar minha qualidade de vida.

No futuro conto o resultado para vocês. Acreditem! É bem difícil o compromisso para fazer atividade física em casa, quando cuidamos de outras pessoas. Pois em muitas situações precisamos alterar nossa rotina.

É um novo banho que a pessoa cuidada pode precisar, é um banheiro que você já lavou, mas precisa lavar outra vez. Roupas que precisam ser lavadas de acordo com a necessidade e muitas vezes não tem nada a ver com o cronograma de atividades que você estabeleceu para a semana. De repente, você já tinha feito o almoço, mas naquele dia a pessoa está indisposta e não quer aquele alimento. Então é necessário pensar e fazer uma substituição.

A sabedoria precisa estar presente em nossas decisões, pois é bem difícil quando você sonhou com um final de semana para colocar seus compromissos pessoais em dia ou simplesmente descansar e a pessoa que você esperava que iria ficar com seu pai viajou e nem sequer te avisou.

Ao longo dos anos, por muitas vezes ao levar um “bolo” assim, pensava que podia ser por um problema de burrice minha. Mas com o passar do tempo fui aprendendo que algumas pessoas se acham espertas, ao serem descomprometidas com a necessidade do outro.

Quando alguém precisa de cuidados constantes é que descobrimos com quais parentes e amigos podemos contar sempre. E quais serão apenas figuras decorativas.

As realidades do cuidar do outro, são ao mesmo tempo distintas e semelhantes; enquanto cuidadores precisamos nos cuidar, pois muitas vezes, as pessoas que estão próximas a nós fingem não perceber que precisamos de cuidados também. Portanto se você é cuidador aprenda a dizer quais são suas necessidades.

E, o mais importante, não espere que os outros cuidem de você. Aprenda a se cuidar, se amar e a respeitar seus limites.

5 2 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
Fradia
Fradia
1 ano atrás

Bom dia Cícera
Depois quero saber o resultado .
Um grande abraço

Maria Rejane de Menezes
Maria Rejane de Menezes
1 ano atrás

Isso aí!!!! Quando retornei as atividades físicas , foi com esse pensamento: me cuidando terei possibilidade de cuidar melhor de minha filha e isso se reflete nos aspectos emocionais .

Flávio
Flávio
1 ano atrás

Parabéns Cícera pela coragem de decidir cuidar de você para estar forte para cuidar dos outros. Não é fácil, mas importante!

Kelem Cristina de Sene Santos
Kelem Cristina de Sene Santos
1 ano atrás

E é assim, um passo de cada vez, a gente vai se redescobrindo e descobrindo o quanto nos perdemos de nós mesmas em função do outro, cujas necessidades são urgentes e precisam ser socorridas…

Sonia
Sonia
1 ano atrás

Parabéns pela iniciativa, preciso também, mais ainda não criei coragem.

Rosimar
Rosimar
1 ano atrás

Bom dia Cícera, parabéns pela decisão!!!