#cordaodegirassol

É importante o uso do Cordão de Girassol, quando se tem alguma deficiência oculta, não visível aos olhos como uma deficiência física. Ao conversamos com pessoas com deficiências visíveis, muitas apontam dificuldades de locomoção e, às vezes de direitos que são ignorados por muitos.

Então imagina quando essa deficiência não está visível aos olhos? Por inúmeras vezes vi meu filho passar por escrutínio de olhares, mais severos do que um leitor de raio x nos aeroportos, que mostram a imagem do que está dentro de nossas bagagens e ponto final. Já o olhar do ser humano é sempre acompanhado de julgamento.

Quem tem filho ou filha com autismo e uma variedade enorme de outras deficiências invisíveis está sujeito aos olhares enviesados do cotidiano. Quantas vezes, junto com esse olhar escrutinador, veio o julgamento “falta de educação” ou então, quando em ambientes escolares, profissionais da educação os categorizam como: “quarta-feira” e “sem noção” etc.

Ou quantos adultos com fibromialgia, às vezes com dores terríveis, e por não conseguirem mais congelar um sorriso no rosto são julgados como “mal-educados”.

Poderia citar várias outras doenças que estão na categoria de invisíveis, mas acredito que o mais importante é dizer que agora, em nosso município, o direito de usar o Cordão de Girassol e a carteirinha especificando qual é sua doença invisível, é lei.

A advogada Debora Pacheco, também portadora de uma deficiência invisível teve importante papel nessa conquista.

À luz da importância do Cordão de Girassol e, ao saber que foi uma pequena equipe de um aeroporto no Reino Unido que teve um olhar acolhedor e buscou solução para servir com mais qualidade, para reconhecer aquele que precisa de mais atenção, meu coração fica em festa.

Tudo passa primeiro por alguém, que na sua lida diária, olha para o outro com mais gentileza, sabe acolher o diferente e tem percepção do resultado de uma acolhida verdadeira.

Fica o convite para aprendermos a olhar e observar o outro uns segundos a mais sem nenhum julgamento, pois quando fazemos isso percebemos outros sinais, tão visíveis quanto um Cordão de Girassol e que só precisam da nossa atenção plena.

Outro pedido é: nos ajudem a divulgar ao máximo o que é o Cordão de Girassol, em sua casa, com os parentes próximos, os vizinhos, no local de trabalho, na igreja que você frequenta, clubes, bibliotecas, bancos, consultórios, supermercados, padarias, prefeitura, secretarias e tantos outros estabelecimentos.

Empresários, que tal uns banners bem legais para espalhar pela cidade, nesse período do Festival Internacional de Pesca. Seria útil a toda a nossa comunidade e a todas as outras pessoas que passam por aqui de outras cidades, municípios, estados e países. Assim, teriam informações sobre o que é o Cordão de Girassol e a sua importância para as pessoas que possuem alguma deficiência invisível, aos nossos olhos e a nossa constante falta de sensibilidade.

Essa falta de sensibilidade e observação às vezes prejudicam a forma como as pessoas são atendidas em estabelecimentos públicos e comerciais.

Quem nunca ficou encantado quando, ao chegar num ambiente, se sente bem acolhido. Sem perceber, fazemos propaganda do espaço e da pessoa que nos atendeu.

Caros leitores, o cuidado com o outro pede amor e respeito, em qualquer ambiente. O cuidar de forma humanizada, sempre fará a diferença.

Portanto, é importante a divulgação do Cordão de Girassol, pois não adianta nada eu estar usando um e o outro desconhecer o significado.

Conto com você.

#cordaodegirassol

5 2 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
Maria Rejane de Menezes
Maria Rejane de Menezes
1 ano atrás

👏👏👏👏👏divulgando…..

Flavio
Flavio
1 ano atrás

Excelente texto visível para olharmos par o invisível 👏👏👏🌻

Kelem Cristina de Sene Santos
Kelem Cristina de Sene Santos
1 ano atrás

vamos divulgar… eu descobri o que é graças ao seu texto… já estou repassando