Para que o amanhã seja um dia diferente

A 10ª Conferência Municipal de Saúde aconteceu nos dias 09 e 10 de março de 2023 no auditório da SEMATUR.O tema: Amanhã vai ser outro dia: Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia. Participei da Conferência porque minha família é usuária do SUS e acredito que o SUS é maravilhoso. As falhas que acontecem é porque as pessoas que decidem, desconhecem as leis e os direitos do usuário.

 E nós usuários não exigimos nossos direitos. Há pessoas que ao invés de defender o direito do cidadão comum, infelizmente priorizam os interesses do governo.

A compreensão veio, após passar pela DPU – Defensoria Pública da União e pela Justiça Federal, em busca de medicamentos para meu filho. Na DPU justificaram que atendem famílias que ganham até dois mil reais. Na Justiça Federal, ganhei na primeira instância, mas na segunda foi suspenso, o Juiz analisou o processo considerou incompleto o laudo médico e questionou por que não usar os medicamentos ofertados pelo SUS?

Ele tem Síndrome Doose é um tipo raro de epilepsia, e há poucos casos no País. Por que será que os laboratórios farmacêuticos não estão pesquisando novos medicamentos?

O médico, se comprometeu a estudar o processo e fazer um novo laudo. Mas segundo ele isso é muito comum de acontecer. É muito raro as famílias ganharem. Tenho esperança de ser exceção.

Voltando a Conferência, a palestra do advogado Evandro, ao falar do SUS e sobre nossos direitos, foi maravilhosa, pela oportunidade de trazer a todos conhecimento. Pois só quando sabemos os direitos que temos é que podemos conquistá-los.

Na conferência se fez presente a Sônia, mãe do Claudio, que na semana anterior tinha passado por dificuldades na UPA pela demora no atendimento, e ele precisava que sua sonda fosse trocada.

Conheci o Claudio na Conferência, ele estava no colo da mãe e tem 10 anos, mas sua fragilidade diante da vida é tão gritante, faltou um olhar mais humanizado dos profissionais da UPA, no sentido de agilizar seu atendimento.

As mães que têm filhos que precisam de cuidados diferenciados, na verdade, cuidados todos nós precisamos, deveriam participar da Conferência Municipal de Saúde, pois é um dos poucos espaços nos quais temos direito a voz. E a oportunidade de elencarmos tudo que precisamos.

Prova dessa possibilidade foram todas as discussões nos grupos, as pessoas participaram de forma ativa, mostrando os problemas e também apresentando soluções. Todos se empenharam no momento da socialização das propostas, em defenderem suas ideias e muitos contribuíram no sentido de torná-las claras e objetivas, para serem apresentadas no Conferência Estadual da Saúde.

Não significa que teremos todas as nossas reivindicações atendidas. Mas, que tornamos públicas as nossas necessidades. E se os representantes do poder público não fazem nada, é por omissão e não por desconhecimento.

Mães e pais, nossa caminhada é longa. Em muitos casos, significa uma vida inteira, e diante disso, precisamos de uma Rede de Apoio para termos onde pedir socorro, quando consultas, terapias e medicamentos necessários a rotina de nossos filhos, são negados. Necessitamos desses direitos consolidados.

Assim, manteremos nossas forças e esperança na caminhada.  Mas precisamos ser a ação, que despertará os adormecidos para verem e atender o diferente com mais sensibilidade e humanização.

Em nome da Benice, Presidente do Conselho Municipal da Saúde, parabenizo a todos que fizeram parte da Comissão Organizadora, não pude contribuir, mas acompanhei o trabalho de vocês durante semanas, na organização da Conferência. O trabalho voluntário é árduo. Entretanto é a oportunidade de servir.

Viva a Conferência Municipal de Saúde. Para que o amanhã seja um dia diferente, precisamos exigir e começar a construirmos as mudanças hoje.

Busquemos saber quando e onde encontrar aqueles que foram eleitos por nós.

5 1 Voto
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
Kelem Cristina de Sene Santos
Kelem Cristina de Sene Santos
1 ano atrás

Mais um belo texto e posicionamento exemplar.