Convido todas as mulheres para lerem o livro “A invenção de uma bela velhice” – Projetos de vida e a busca da felicidade, da autora Mirian Goldenberg, que há anos faz pesquisas sobre o envelhecimento.
Nesse livro ela faz uma análise sobre a velhice no Brasil, através de várias pesquisas e tendo como teóricos norteadores de seu trabalho Zygmunt Bauman e Simone de Beauvoir.
Os depoimentos das pessoas entrevistadas traçam um panorama sobre envelhecer, quais os ganhos e perdas. Como homens e mulheres percebem a velhice.
Muitas mulheres perceberam que ao envelhecer conquistaram liberdade, independência e o direito de escolher. Deixaram de viver em função do marido e dos filhos. Passaram a viver a vida com mais leveza.
Para muitos homens, ao envelhecerem, passaram a ter mais tempo com a família, gostam de estar em casa.
Para muitas mulheres este é o momento em que elas deixam de cuidar de todos, e passam a cuidar de si mesmas. Podem viajar, encontrar as amigas e o mais importante, já não se preocupam com a opinião alheia sobre nada. Corpo, roupa ou namorados.
Os homens acreditam que serão cuidados pela esposa e filhos(a). Já as mulheres mantiveram amigas da infância, ou construíram laços de amizades ao longo da vida e sabem que sempre poderão contar com as amigas. Para conversarem, viajarem e cuidar delas quando ficam doentes.
Outra coisa que as mulheres aprenderam foi a dizer não. Para tudo aquilo que possa interferir em sua liberdade de escolha. Aprenderam a se colocar em primeiro lugar. Muitas lamentam ter demorado tanto tempo para tomar essa decisão. Pois agora ao fazerem suas escolhas pessoais, estão mais felizes.
Com novos projetos de vida, vencendo o caos da falta de segurança e de liberdade. Sendo elas mesmas, e principalmente sendo felizes.
A autora fala do seu próprio envelhecimento e do constante aprendizado através das pesquisas.
Nesse aprendizado ela percebeu que as pessoas que fazem o que gostam, são mais felizes e não têm pressa em se aposentarem.
O bom humor e rir são elementos fundamentais na construção de uma bela velhice. Entre as palavras destacadas pela autora para representar a bela velhice estão: maturidade, serenidade, autenticidade, reciprocidade e dignidade.
Acredito que se vivenciarmos em nosso dia a dia essas palavras, poderemos construir belos projetos de vida, com felicidade, liberdade e segurança.
Mas lembre-se: em qualquer momento que você opte por começar, será sempre uma construção sua. Ninguém pode fazer por você.
Vamos construir nossa bela velhice?
Belo texto para refletirmos sobre os momentos de vida❗️👏👏👏
Lindooo….perfeito para nossa reflexão!!! Parabéns pelas belas palavras…
E precisa ser nós mesmos… muitos tentam interferir nessa questão de busca pela liberdade de escolha porque a cada vez que escolhemos dizer não ou fazermos alguma coisa por nós mesmos é um tempo que não temos disponível para os que sempre estiveram ao redor esperando nosso cuidado e nossa atenção…
Ótima indicação para adequarmos ao nosso projeto de envelhecimento.😍👏👏
Simplesmente ameiiiii cada palavra, Vamos refletir,se cuidar e se amar é importantíssimo.
Excelente dica de leitura, vou ler. Aproveito para indicar outra literatura, os livros da Dra Ana Cláudia Quintana, a morte é um dia que vale a pena viver e para a vida toda valer a pena viver.