Esse é o título do livro do escritor Marcos Rossi, O que é impossível para você? Às vezes acreditamos que quase tudo na nossa vida é impossível. Queremos tantas coisas e muitas vezes nos deixamos ser paralisados pelo medo. Esquecemos de entrar em ação, dar o primeiro passo. Ou como diz o autor. Já tenho o não, preciso buscar o sim e manter o propósito de que tudo é possível.
Ele conta sua história de vida cheia de percalços e realizações e uma coragem imbatível para viver a vida. Essa coragem que às vezes nos falta para romper um relacionamento tóxico, sair de um emprego que nos deixa infeliz, ou experimentar algo novo que nos traga felicidade.
Ele também nos dá uma grande lição de fé, por acreditar nas pessoas e sempre esperar pelo melhor delas. Claro que ele, assim como nós, passou por decepções e muitas dificuldades, para realizar coisas mínimas como ir ao banheiro, ou se alimentar. E, quem não passa. Mas o incrível, é sua capacidade de se reinventar e estar sempre contornando os obstáculos que surgem pelo caminho.
Sua mãe e seu pai foram incríveis no sentido de nunca terem criado limitações em sua vida, ter lutado para encontrar uma escola que o aceitasse e principalmente a coragem de fazer tudo o que fosse possível para melhorar sua qualidade de vida como: Uma cirurgia para colocar uma haste de aço, na sua coluna, cirurgia essa que tinha 10% de chance de dar certo. Isso é ter fé. E apoiá-lo, mesmo nas aventuras totalmente loucas, que nós enquanto pais talvez não temos coragem, de deixar nossos filhos experimentarem.
Marcos Rossi é incrível, o conheci em uma palestra em 2018, em São Paulo. Ao voltar para casa, percebi que tinha mais esperança. Esse cara trabalha em um banco, canta, é DJ, é surfista, anda de skate, é mergulhador, palestrante, toca na bateria de uma escola de samba “X 9 Paulistana” e construiu uma família.
Caro leitor, talvez você agora diga, mas isso qualquer um pode fazer. Concordo, qualquer um de nós podemos fazer, mas na maioria das vezes não fazemos. O diferencial desse cara e que o torna único em suas realizações é que o mesmo não tem braços e nem pernas.
Em seu livro ele afirma que a nossa maior limitação está na nossa mente. O segredo é vencer o medo, não se limitar, conviver com pessoas boas, fazer o que gosta, alimentar os sonhos, ser feliz. Não focar nas coisas que deram errado. Mas fazer tudo aquilo que você pode fazer, ter coragem para experimentar o novo, com entusiasmo.
“A minha vida não foi fácil. Foi difícil quando tive de pingar de escola em escola até ser aceito. Mas eu tive uma infância feliz. Sabem por quê? Porque brincava daquilo que gostava. E essa é sacada da vida. Quando você faz o que gosta, é mais fácil passar pelas partes difíceis”. (ROSSI, 2016:183).
Desejo a você uma boa leitura do livro. Mas por enquanto fique com esta reflexão. “O que é impossível para você?
ROSSI, Marcos, O que é impossível para você? São Paulo: BUZZ, 2016
Grata Císera por nos mostrares como tudo na vida é relativo… Sei do que ele fala por ter tido um pai que teve limitações fisicas que nunca o impediram de fazer tudo o que o coração lhe pedia… morreu aos 81 anos com Alzheimer mas de coração cheio…a mim deixo-me o exemplo de como a vontade e a criatividade tudo podem e por isso nada é impossivel …
Cícera sempre provocando reflexões. Você conhece bem minha mãe e sabe da condição dela, que foi aos poucos piorando até que a cadeira de rodas substituiu suas pernas, a bengala, as muletas, no entanto isso nunca foi, não é e espero que não seja nunca um empecilho para sua vontade de viver e de se manter independente o máximo de tempo possível, numa luta que vem sendo travada a 34 anos. É essa força que me inspira e que inspira muitos ao redor dela…