Encantamento com o nascer do sol

Quando cuidamos, precisamos aprender a viver um dia de cada vez, para não criar expectativas que nos frustrem e estarmos abertos as possibilidades que se apresentam.

É aprender a ficar feliz com pequenas coisas. Essa semana meu filho ganhou o livro “Dicionário ilustrado de sentimentos” da escritora Fernanda Salgueiro e, embora ele não saiba ler, folheou o livro depois, abriu na página da dedicatória e leu – “Para Pedro Henrique.”

Em seguida ele me perguntou, mãe onde está meu nome aqui?

Olhei e mostrei pra ele, li a dedicatória completa. São esses pequenos flashes que me fazem acreditar que um dia a combinação das letras farão sentido. Nesse dia ele será leitor.

 E, com o entusiasmo de todas as histórias que ele inventa, tenho certeza absoluta que Pedro viajará, para novos mundos e culturas, através da fantasia e da imaginação que o mundo das letrinhas pode proporcionar.

São pequenas esperanças assim, que me permitem o encantamento com o nascer do sol. E sonhar que minhas ações enquanto, mãe, cuidadora e cidadã que luta por melhor qualidade de vida para meu filho, algum dia se efetivará.

Quiçá estas ações possam beneficiar a todos, que como ele, é o diferente que não se encaixa na sociedade por ela ser seletiva e egoísta.

Nessas pequenas atitudes, procuro manter a esperança de com elas poder interferir na sociedade. Motivo pelo qual aceito fazer uma palestra aqui, ali e acolá, na expectativa de que em algum momento, nesses espaços eu possa encontrar alguém que já tenha caminhado um pouco mais a frente no caminho da humanização. Para ver o diferente com respeito e que possa somar no intuito de criar políticas públicas, que acolham a todos como seres humanos.

E nesse acolhimento, é essencial pensar atividades para oportunizar a todos trabalhar e explorar seus talentos, de forma individual e coletiva. Dessa forma podemos todos contribuir para um mundo bem melhor.

E, nós que temos filhos que precisam de cuidados diferenciados, todos os dias precisamos sonhar e construir novas possibilidades, para renovar nossas esperanças e aos poucos construirmos uma rede de apoio, que nos permita também, termos um tempo para nós.

4.7 3 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
14 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
Kelem Cristina de Sene Santos
Kelem Cristina de Sene Santos
1 ano atrás

Mais um texto belíssimo… sou suspeita para falar, mas escreves cada dia melhor

Célia Maria Leite
Célia Maria Leite
1 ano atrás

Excelente texto vou repassar.

Noscilene
Noscilene
1 ano atrás

Reconhecer as pequenas alegrias do dia a dia nos faz nos torna mais felizes e autoconfiantes. Obrigada por compartilhar experiências tão ricas conosco.

zeli Scheibel
zeli Scheibel
1 ano atrás

Lindo texto, és maravilhosa 💗

Ruth Lifschits
1 ano atrás

Tu estás Certa: viver um dia de cada vez para planos e passos necessários às realizações e ao bem estar. Viver é um processo, é estar em construção. o que nos parece pequeno e lento é o alimento energético que nos impulsiona para o dia seguinte, com objetivos, conquistas e a abertura para aprendermos e nos renovarmos. Tua luta para ser boa mãe e boa cidadã, e dar melhor qualidade de vida para teu filho exige muito mas já vem te dando muito em sabedoria, leveza e delicadeza no trabalho que vens realizando. Parece pouco? Lento? De pouco alcance? Pelo contrário! Me veio à lembrança o dito popular “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Tua missão nessa vida é gigantesca e importantíssima. Te admiro muito, Cícera.

Cristiane Maciel Mendes
Cristiane Maciel Mendes
Responder a  Ruth Lifschits
1 ano atrás

Cicera Querida…Como a Admiro mais a cada dia, a cada texto em que tomo conhecimento da sua missão sublime como mãe do Pedro Henrique.
Os seus textos são preciosos em cada linha, detalhe … da sua dedicação e amor incondicional ao seu filho.
Que o Espírito Santo de Deus continue abençoando-os, iluminando-os, protegendo-os dando muita Sabedoria; e derrame muitas Bênçãos em seus caminhos…
Um abraço com muito carinho sempre…

Flavio
Flavio
1 ano atrás

Esse texto mostra muitas sensibilidades de mãe, de filho, de amigos, de letras e imaginação! Parabéns 🎈