Você se conhece por dentro? Sabe reconhecer suas emoções boas e/ou ruins? Consegue se libertar das emoções ruins e fazer as boas expandirem?
Já observou as reações de seu corpo, quando você sente muita raiva ou medo. Quantas decisões erradas tomamos quando estamos com raiva e depois nos arrependemos.
Quem é que estando em pleno controle das emoções grita ou bate em um filho?
Mas tenho certeza que muitos já passaram pela experiência de em uma situação de muito medo ser vítima de uma disenteria instantânea.
Experimentei uma assim no dia que minha mãe morreu, embora eu pagasse um plano de funerária, ao chegar lá me apresentaram uma lista de gastos extras, e eu não fazia ideia de como pagá-los. Antes mesmo de assinar cinco folhas de cheque, precisei correr para o banheiro.
Com esses dois exemplos tenho certeza que vocês podem lembrar de uma infinidade de emoções que já experimentaram em suas vidas.
Sempre temos mágoas guardadas e constantemente revivemos as circunstâncias em que elas surgiram. E, a cada vez as reforçamos mais e mais. Pensem quais as consequências, ao alimentarmos as dores e mágoas que experimentamos ao longo da vida em nosso corpo. Quantas doenças foram geradas e sustentadas.
Já existem estudos e pesquisas cientificas que provam a importância do perdão. Esse ato generoso de perdoarmos o outro e a nós mesmos. Pois como seres humanos, constantemente erramos, faz parte do nosso processo de crescimento e humanização.
Perdoar não significa que temos que conviver com o outro e aceitar o jeito dele(a) ser. Podemos perdoar e nos afastarmos destas pessoas. O perdão é para que nosso corpo funcione de forma harmoniosa e possamos afastar as doenças que se tornam mais intensas quando nossas emoções estão desiquilibradas.
Sei que perdoar não é fácil, mas podemos nos esforçar para aprender. Já pensou no final do seu dia. Observar todas as suas ações e se perdoar pelas decisões tomadas, que não foram tão assertivas quanto você imaginou, que seria.
A vida torna-se mais leve, quando paramos de julgar, pois muitas vezes somos nossos próprios carrascos.
E, nossas emoções boas? Já observaram a sensação de bem-estar que elas nos proporcionam. Da mesma forma, ao revivemos momentos desagradáveis, também podemos substituí-los por lembranças agradáveis. Aliás, essa técnica é excelente para nos momentos tristes, mudarmos nossos sentimentos.
Não estou sugerindo, que todos se prendam nas lembranças e vivam em eterno saudosismo, é uma sugestão para os momentos de crise.
Porque ao sermos responsáveis por nosso corpo e pelas decisões que tomamos, automaticamente também somos responsáveis pela forma como estamos vivendo nossas vidas.
Logo, devemos nos preocupar em realizar ações que sejam justas e nos lapidarmos como seres humanos para que outras pessoas se juntem a nós, pois é no convívio com o outro que nós aperfeiçoamos e construímos amizades que se solidificam com o tempo. Isso é maravilhoso.
Quando nossa habilidade de perceber e sentir está aflorada conhecemos pessoas e com uma única conversa nos tornamos amigos/amigas.
Com o tempo adquirimos experiência e sabedoria, entretanto se você aprender a perceber suas emoções e ressignificá-las, a compreensão do mundo a sua volta se ampliará. E ao invés de estar buscando pela felicidade, você a experimentará no seu dia a dia.
Como?
Metamorfoseando suas emoções.
Belo convite. Uma prática necessária, mas não tão fácil assim de executar… é preciso dedicação.
Kelem, é uma pratica pra vida inteira, portanto um passo de cada vez.
É magnífico quando ao invés de pensar negativo, pensarmos positivo e isso faz diferença na nossa vida, e essa prática tem que ser diáriamente,amei o cenário do seu texto, Cícera, obrigada parabéns.
Regina, essa prática diária que as vezes nos esquecemos.
Cícera, já pensou em publicar um livro meu bem?
Já, em breve.
Um belo texto, onde a reflexão sobre a nossa vida nos impulsiona a buscar o equilíbrio.As nossas escolhas muitas vezes são árduas. E as feridas deixadas por elas muitas vezes não são saradas.
Flavia, sua observação é maravilhosa, precisamos aprender a curar as fendas.
Legal vc ter essa percepção. Porque não é facil. Aqui no seu blog vc tem a chance de escrever. E dividir experiências não só vc aprende nós também aprendemos.
E Metamoforsear ou Transmutar as emoções é o resultado do trabalho na expansão da consciência e no resgate das feridas emocionais. Só trabalhando em nós fisica, mental e espiritualmente podemos ver as emoções que precisam de resgate para se curarem. Força e coragem é preciso…