Colar de Pérolas

A pergunta que me fiz hoje, ao começar a escrever, era se estava a fugir do meu foco principal que é o Cuidador. Cheguei à conclusão que não, como cuidadoras, precisamos que nossos filhos recebam tratamento, medicamentos e terapias as quais sabemos que têm direito, pois, está na Constituição. Mas na prática, esses direitos, ainda precisam ser consolidados.

E quando isso acontecer, 60% das nossas doenças desaparecerão, e certamente nos cuidaremos melhor. Nada impede que, ao mesmo tempo em que nosso filho esteja fazendo uma terapia, também sejamos assistidas. Nós mães cuidadoras estamos a gritar por socorro. 

Temos necessidade de alguém que nos ouça, sem nenhum julgamento, ou que nos ajude a traçar uma nova rota, para visualizarmos novas possibilidades.

Então, quando paro tudo que estou fazendo e deixo outra pessoa cuidando do meu pai e do meu filho, ora uma de minhas irmãs, ora a vizinha, na busca de melhorar a qualidade do atendimento na saúde, na educação e na sociedade como um todo, também estou a pensar na qualidade de vida do cuidador.

Quando, em todas estas áreas, nossos filhos forem atendidos com qualidade, respeito e equidade, as pessoas responsáveis pela saúde, também serão obrigadas a perceberem que nós mães cuidadoras somos o elo que compõe e dá sustentação para a vida de nossos filhos, realmente valer a pena.

Uma comparação simples seria um colar de pérolas, nossos filhos são as pérolas, para nós extremamente preciosas e raras, mas nós mães e pais que cuidamos somos o cordão por onde as pérolas estão ligadas.

E, quando nós, enquanto cuidadores adoecemos ou morremos, significa que esse cordão se rompeu e quando isso acontece, algumas pérolas são perdidas, algumas é possível recuperar outras não, outras poderão ser danificadas. Então, percebam que o estarmos bem, é muito útil e interessante para toda a sociedade.

Providenciar médicos, remédios e terapias, é bem mais fácil que cuidar deles 24 horas por dia, como nós fazemos.

Esta é a quinta reunião da qual participo. Nos reunimos com a prefeita, mães de filhos com deficiência, o vereador Landim e a vereadora Marilsi, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, a Secretária de Saúde, Secretária de Assistência Social, Secretária de Educação, um representante da Secretaria de Esportes e Lazer e um representante da OAB.

Após longa conversa deliberou-se que:

Em 30 dias, o Conselho da Pessoa Com Deficiência será reestruturado. Saímos da reunião com a comissão criada;

Em 30 dias, a Secretaria de Educação encontrará uma solução para o transporte das crianças com deficiência, para participarem das aulas Paralímpico;

Em 15 dias, notificarão todas as empresas que ganharam o pregão do medicamento por um preço extremamente baixo, mas depois não entregam o medicamento.  A boa notícia é que após estas notificações, estas empresas não poderão participarem de novos pregões;

Em 30 dias, deverão contratar os médicos que estão faltando no CER, CAPSI, bem como buscar alternativas para criar a equipe mínima para estas instituições que estão perdendo verbas, por não cumprirem todas as exigências legais para seu funcionamento;

Em 30 dias, resolverão o problema do transporte, pois há crianças sem fazer fisioterapias, pela falta de transporte;

Outra pauta muito discutida é que o município de Cáceres não oferece um salário, que desperte o interesse do profissional de outra região vir trabalhar aqui.

Segundo a prefeita Eliene, a equipe está trabalhando para que aconteça concurso, se possível ano que vem.

Mudando de assunto e continuando no mesmo, muitas mães reclamaram da dificuldade de participar de uma reunião às 09 horas, algumas estão trabalhando, outras cuidando dos filhos(as).

Há também aquelas mães que tantas vezes já foram a secretaria de saúde, câmara municipal e gabinete de prefeito e nada foi feito que perderam a fé e a esperança no poder público. Representantes políticos de Cáceres, por favor façam valer o salário que nós pagamos para vocês nos representarem.

Tenho certeza que cada vereador que compõe a Câmara Municipal do município de Cáceres recebeu pelo menos um voto de algum pai ou mãe que tem filho com deficiência.

Diante dessa constatação, uma pergunta que não se cala: “O que está impedindo você de nos apoiar?”

Por favor, venham somar com a gente, assim seremos um fio mais forte e resistente e teremos condições de cuidar e proteger todas as nossas Pérolas.

5 3 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
Fernanda das Neves
2 anos atrás

Cícera muito orgulho do seu trabalho… muito bem escrito, sem rodeios nem floreados mas com uma imagem de comparação que toca o coração…Sua alma é de Guerreia, a sua vocação é de justiceira e o seu caminho é para um cargo na administração pública para finalmente fazer justiça… Muito grata por pegar as armas e ir á luta… Todas as Guerreiras têm um colar de Pérolas, que herdaram das mães, para não se esquecerem do que é, verdadeiramente, precioso na vida.

Adilmira Reis
Adilmira Reis
2 anos atrás

Vamos juntos nesta causa!

Kelem Cristina de Sene Santos
Kelem Cristina de Sene Santos
2 anos atrás

Como sempre… uma obra-prima depois da outra, sempre trazendo uma luta que é insana, com imagens fortes, mas sem perder a delicadeza de quem sabe o que é importante na vida e que é importante nessa vida. Minha admiração pela amiga sempre deixei muito clara, mas a admiração pela autora cresce a cada texto.

Edir
Edir
2 anos atrás

Parabéns prof. Cícera por estar articulando com as autoridades competentes em busca de solução. Que Deus continue lhes abençoando nesta luta.

Rosemar
Rosemar
2 anos atrás

Deus ajuda que realiza todas as proposta que a prefeita e vcs conversaram

Rosimar
Rosimar
2 anos atrás

Parabéns 👏🏻 👏🏻 👏🏻 excelente reflexão!!! A luta continua, vamos em frente!