Dezembro é a época da esperança de um novo ano e dias melhores, parece contagiar todas as pessoas. As lojas se empenham para alegrar com as luzes e os enfeites natalinos. Os ônibus ficam lotados, com passageiros que às vezes atravessam o País, pela oportunidade de reencontrar familiares e amigos.
Qual a causa da alegria no ar? Talvez a ideia de se comemorar a data do nascimento de Jesus, seja tão impactante para todos nós, que sem perceber, a gente ressignifica a nossa vida. E junto com o sentimento de alegria vem a tolerância, a solidariedade, a gentileza, a compaixão e o cuidado com o outro; é cheio de empatia.
É o momento também que damos uma geral na casa, eliminamos os objetos que perderam a utilidade, fazemos doações, pegamos a árvore de natal, os enfeites, as luzes, o presépio e criamos um nicho em algum canto de destaque da casa, e todas as vezes que passamos por ali, a alegria do natal e as luzes preenchem um cantinho do nosso ser que estava sem esperança.
Quando essa energia de alegria contagia todo nosso ser, somos capazes de prestar atenção no outro. Vemos o outro. Quando nosso olhar por uma fração de segundo verdadeiramente vê o outro que está em situação de abandono e despossuído de casa, família e condições materiais de sobrevivência, temos a grande oportunidade de sermos gratos por tudo que conquistamos durante o ano.
Quando isso acontece paramos de reclamar. Talvez seja o ato de diminuir a reclamação e olhar para o próximo com compaixão e solidariedade que aumente em nós, a alegria.
Todos nós temos algo a doar para o outro, alguns podem doar bens materiais, outros, tempo de trabalho ou, escuta verdadeira. Pois conhecemos pessoas que embora tenham bens materiais, vivam na escassez sem parentes ou amigos para lhes fazer companhia.
Felizes aqueles que ao longo da vida souberam construir uma longa lista de amigos, pois nunca estará sozinho, e nem lhe faltará nada. Pois os amigos verdadeiros cuidam uns dos outros.
Aprenda a renovar o seu ciclo de amigos, pois vai que a sua genética é ótima e você ultrapasse os 100 anos!!! Então os amigos da juventude poderão partir antes de ti, e cada vez que um amigo nosso morre, um pedaço da nossa história morre também.
Tire um tempo para compartilhar um café da manhã, ou um lanche da tarde com um morador de rua ou, algum idoso que viva sozinho e ouça a sua história. Para que a história dele possa ganhar um capitulo novo. E a sua história de vida, será ressignificada.
Então, nesse período de final de ano tão propício para encontrar pessoas felizes, aproveitem a oportunidade para fazer novos amigos. Esse é o presente mais valioso que você poderá se dar.
Acolha, compartilhe e agradeça. Assim talvez a gente consiga fazer com que a magia do natal, perdure durante o próximo ano, por mais tempo.
Que linda reflexão amiga!!❤️