Dia 26 de julho comemora-se o dia dos Avós, este ano o Remanso Fraterno, associação sem fins lucrativo, que atende um grande número de pessoas da comunidade e a maioria são avós. Para tornar a data mais memorável, pela primeira vez realizaram uma caminhada com os avós e uma corrida com a participação da sociedade Cacerense, as pessoas que participaram pagaram 34 reais da inscrição e mais dois quilos de alimentos não perecíveis. Uma forma de ajudar o Remanso e também contribuir com as despesas do próprio evento.
No dia 21 de julho de 2024, essa iniciativa não só celebrou essa data especial com alegria, mas também promoveu saúde, bem-estar, entretenimento e lazer para os avós assistidos pelo Remanso.
Cheguei lá no final, já tinha terminado a corrida, a caminhada e o café da manhã já tinha sido servido, restavam alguns competidores da corrida e caminhada e as pessoas que estavam trabalhando incansavelmente para guardar cada coisa em seu lugar,
Confesso que não ajudei em nada, mas observei a forma harmoniosa de todos trabalharem. A boa vontade e a alegria em servir. Exemplo vivo dos ensinamentos de Jesus ‘sedes uns para com os outros benignos e misericordiosos.’ Cenas lindas para se observar num domingo de manhã. Todos tinham saído do conforto de suas casas para ser útil ao próximo.
Todos estavam imensamente emocionados e gratos pelo sucesso do evento! Foram 54 inscritos na caminhada e 190 na corrida. O evento só foi possível graças ao apoio incrível da comunidade, Cacerense.
Saiba que sua participação foi essencial para tornar essa celebração inesquecível e para arrecadar fundos que ajudarão a manter as atividades desenvolvidas pela Associação, que há 20 anos atua com tanto carinho no município.
Duas pessoas sonharam e acreditaram que um espaço de acolhimento e vivências era possível: Marizete Carneiro Guimaraes e Gilmar Batista Morostega, uma bela iniciativa marcada por muita coragem, renuncias e alegrias.
Todos os participantes, voluntários, patrocinadores e apoiadores, foram peças essenciais, para a realização do evento. Parabéns.
Vocês tornaram este dia especial e demonstraram o verdadeiro espírito de união e cuidado. Cuidar de nossos avós é trazer um pouco de luz aos seus dias, muitas vezes tão atarefados pela responsabilidade de criarem os netos, ou vivendo a solidão advinda da realidade de não serem mais úteis à sociedade.
Um evento dessa magnitude possibilita a todos muita reflexão e aprendizado. Podemos perceber que existe muitas formas de ajudar ao próximo e ofertar alegria e amor aos outros. E quando ajudamos o próximo na verdade somos nós que recebemos ajuda. Pois sentimos uma alegria tão intensa, que faz vibrar nosso coração, e ele se abre para receber o amor mais genuíno das pessoas. A gratidão.
Já imaginaram os idosos que raramente saem de casa poder encontrar amigos e parentes e caminhar por dois quilômetros, sendo cuidados e amparados?! E o mais importante, perceberem que são capazes. Gente, isso é superação!
Que venham novas caminhadas e corridas, para os avós de Cáceres. Talvez esta tenha sido a primeira ação para criarmos um movimento que inclua interação, empatia e cuidados. Envolvendo os avós, seus familiares e a sociedade. Pois construirmos um mundo melhor para eles hoje é a garantia de todos nós em breve sermos avós mais felizes, afinal as crianças aprendem com o exemplo.
Juntos, continuaremos a criar momentos de alegria e amor para nossos queridos avós! Além de podermos exercitar o verbo “servir” com plenitude máxima.
Que bom seria que todos os avós tivessem esse privilégio e autonomia.
Parabéns, amiga Cicera, por nos trazer assuntos tão importantes.