Uma avó extraordinária

Acredito que algumas datas devem ser lembradas mais de uma vez e, na festa de Vila Bela ao ver dona Nemézia participando ativamente das atividades como presidente da Irmandade do Divino Espirito Santo, tinha certeza que era uma foto dela que queria colocar no meu texto sobre o dia dos avós.

Não fazia ideia sobre o que escreveria, mas, tinha na lembrança uma longa conversa que tivemos em Vila Bela há mais de uma década. Na época não sabia nada sobre sua vida. Mas em minhas memórias é como se tivesse acontecido recentemente.

Então no final da missa me dirigi a sua filha, que eu não conhecia e disse que admirava a mãe dela, que em visita anterior tinha tido a oportunidade de conhecê-la  e a mesma preenchia os requisitos que me permitiria falar sobre envelhecer, ser avó e continuar a fazer parte da comunidade.

A filha dela concordou e prometeu mandar a foto e uma biografia da mãe. Então lhe dei um cartão, com meu telefone e o link do meu blog.

Quando eu já estava a pensar que a Marcela tinha esquecido, recebi uma mensagem com a foto e a biografia. Como estava fazendo outras coisas agradeci e somente hoje parei para ler a biografia. Com diz o ditado popular “fiquei de queixo caído”, ao perceber como a vida dela é plena de ações, iniciativas, capaz de experimentar o novo e criar oportunidades. Além das várias homenagens recebidas.

Mas, há um dado que me chamou a atenção em sua biografia, o grande número de afilhados. Para mim o melhor indicador de carisma. Afinal quando vamos escolher quem irá batizar um filho nosso, levamos em conta algumas qualidades.

Continuei pensando que ela era uma avó perfeita, pois se aposentou e continua envolvida nas ações da comunidade, criando sentindo para sua vida e distribuindo gentileza por onde passa.

E a gentileza dela se fez presente durante a missa quando a imperatriz não conteve o choro, pois no mesmo instante acontecia em outro espaço o velório de sua avó. Dona Nemézia saiu de seu lugar a abraçou e com a mão sobre seu coração deu batidas suaves, repetidas vezes, num gesto de carinho, conforto e fortaleza.

Mas também soube agir com firmeza, no momento de conduzir a eleição para os novos representantes para a próxima festa.

Uma mulher, que ocupa os espaços sociais e sabe agir com firmeza e mansidão. Ao caminhar, seus passos imprimem marcas, na história de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Dona Nemézia Profeta Ribeiro, a atenção que a senhora deu aos detalhes de suas ações a transformaram em uma avó extraordinária.

Rendo aqui a minha homenagem a essa mulher extraordinária!

5 1 Voto
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
Kelem Cristina de Sene Santos
Kelem Cristina de Sene Santos
1 ano atrás

Que vitalidade. Aos 80 anos e esbanjando vontade de viver.