Junho Violeta e Cuidados

Você sabe o que significa “Junho Violeta”?

Normalmente quando pensamos o mês de junho lembramos das festas juninas, quentão, quadrilha, pipoca, folia, enfim muita alegria. Mas também foi preciso criar o junho violeta para refletirmos sobre o motivo pelo qual acontece tanta violência contra idosos?

Cuidar está presente em quase todas as ações do nosso dia a dia; cuidamos da nossa casa, do nosso corpo, dos nossos filhos, do nosso carro, do nosso celular. Observem as belas capas que adquirimos para nossos celulares. Também cuidamos de plantas e animais, quando os temos.

Então por que é tão difícil cuidar de nossos pais?!

Sei que aqui as respostas podem ser inúmeras: Ele/ela é chato, implicante, resmungão, coloca defeito em tudo, nada está bom, xinga muito, é agressivo, eu tenho muitos compromissos, preciso trabalhar, viver a minha vida e, nunca agradece por nada que eu faço. Etc…

Todas essas afirmativas podem ser aplicadas em infinitas possibilidades. Mas quero ficar apenas com a última frase. “Nunca agradece por nada que eu faço.” E você?! tem o hábito de agradecer?! Quando temos o hábito de agradecer, reclamamos menos. E o mais importante: Seríamos tão gratos por nossos pais terem dado a nós a vida, que isso seria suficiente, para cuidarmos muito bem deles na velhice. A vida é uma dívida impagável!!!

Afinal é tão bom viver, não é mesmo?!

Lutamos tanto para continuar vivos e sofremos quando alguém que amamos morre.

Viver é maravilhoso, conhecer pessoas, viajar, contemplar a natureza, observar nossos filhos trilhando seus caminhos. Nenhum de nós quer abrir mão de vivenciar esses pequenos milagres da vida.

Envelhecer também é um milagre, que para acontecer precisamos contar com o cuidado e ajuda do outro.

Mas é um momento lindo, de reflexão e apreciação da vida, das pequenas coisas que realmente vale a pena viver.

Pensem para o idoso o valor de um banho, quando ele já não consegue fazer isso sozinho, o valor de um copo de água, quando ele sozinho já não consegue alcança-lo! Observar um pôr do sol, quando as suas pernas já não o permitem chegar sozinho ao lugar adequado.

É triste uma casa onde antes havia movimento, cheiro de comida, gargalhadas e muita alegria. E agora há solidão, mofo e silêncio.

Nesse instante que a dependência se instaura, não deve ser fácil ainda ter que experimentar as várias formas de violência tanto física, quanto psicológica, que muitas pessoas vivenciam ao envelhecer.

Precisamos lembrar que ao envelhecer continuamos sendo seres humanos e experienciando uma nova forma de viver. E ao ser vida, precisa ter amor, respeito e cuidado.

Cuidar de um idoso, nos torna mais humanizados, pois ganhamos a consciência que, ao chegarmos à velhice vamos nos tornar frágeis e dependentes.

Caso isso aconteça, você quer ser maltratado?!

Quer ver seus direitos e bens solapados?!

Ou quer que sua vida seja cuidada com respeito?

É chegada a hora de nos unirmos, contra a violência ao idoso, pois assim estaremos construindo um mundo melhor para usufruirmos, quando envelhecermos.

Que o JUNHO VIOLETA possa inspirar em todos nós novas formas de cuidar de quem envelhece e de nós mesmos.

3.5 4 Votos
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os Comentários
Carla Fabiane Pantaleão Leite
Carla Fabiane Pantaleão Leite
1 ano atrás

Interessantíssimo eu não sabia vou compartilhar

Adilmira Reis
Adilmira Reis
1 ano atrás

Adorei 👏🏼 Afinal de contas os jovens de hoje serão os idosos do amanhã. É hora de conscientização mesmo.
“É preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer”… (Titãs)

Kelem Cristina de Sene Santos
Kelem Cristina de Sene Santos
1 ano atrás

Uma das grandes verdades sobre o processo de envelhecimento, é que só vai passar por ele quem permanecer vivo para isso. E esse é o momento em que a vida torna ainda mais frágil o ser humano, que ao precisar de cuidados, não é mais um bebê que chora para anunciar seu desconforto. Esse anúncio, muitas vezes se faz pelo silêncio, que muitas vezes não conseguimos compreender, ou pela agressividade, que nos incomoda. Mas fato é que precisamos sim manter nosso relacionamento com nossos pais e/ou nossos outros idosos da forma mais salutar possível e, lembrar que o colo que nos foi oferecido por eles, trazia na maioria das vezes, todo o carinho de que eles eram capazes naquele momento. É a nossa vez de retribuir. Ninguém nunca disse que é fácil, mas “… é preciso saber viver” (Roberto Carlos)e nesse saber viver, acarinhar e agradecer.

Maria Rejane de Menezes
Maria Rejane de Menezes
1 ano atrás

A única certeza no futuro é que envelhecemos …. importantíssimo a conscientização e respeito pela trajetória de cada um.

Flávio Nerva
Flávio Nerva
1 ano atrás

Parabéns Cícera, me fez lembrar dos momentos com meus pais. Feliz junho violeta. Você ao me lembrar do junho violeta, tens me inspirado em várias pausas.

Vanda Aparecida Silva de Sousa
Vanda Aparecida Silva de Sousa
1 ano atrás

Realmente é muito interessante pensarmos hj que amanhã seremos nós que precisaremos desses cuidados. Temos que ter a consciência de que ao plantarmos um dia chegará o momento da colheita e assim prepararmos nosso futuro.

Fernanda das Neves
1 ano atrás

Cuidar dos pais não é obrigação ou dever, é dar continuidade à roda da vida … fomos por eles trados enquanto estivemos a crescer e agora tratamos deles porque estão a decrescer. Sem os nossos pais e avós não existiriamos e por isso lhes devemos a nossa gratidão e a nossa historia de vida. E se a consciencia do que é ser humano não existir então que os filhos e netos se lembrem disto “Não faças aos outros o que queres que te façam a ti!