Todos nós já vivenciamos um dia em que tudo foi perfeito e no final do dia estávamos felizes por tudo ter dado certo. Por outro lado, também já experimentamos um dia em que tudo parece dar errado. Você parou para analisar como estava suas emoções em ambas as situações?
Quando estamos bem emocionalmente, tudo parece fluir de forma mais leve e harmoniosa. Consequentemente, somos mais carinhosos nos gestos e nossas palavras são mais amorosas.
Dito isso, convido você para refletirmos sobre o significado que cada palavra já traz em si e do quanto podemos imprimir poder a elas dependendo da nossa emoção.
Qual é o tipo de energia que estamos emanando, no ato de cuidar do outro?
Sabemos que nossas mãos emitem energia, prova disso são as terapias que usam as mãos, como o Reiki e Barra de Acces. Ou o quanto nos sentimos bem, após receber uma massagem. Lembro de Fernanda relatar que sua mãe adorava o momento após o banho, quando ela passava creme em seu corpo.
Todos nós gostamos de um carinho, um abraço. Mas quando cuidamos e emocionalmente não estamos bem, a pessoa que estamos cuidando pode se afastar ao nosso toque, quando estamos com raiva.
Sabe por quê? Nessa hora a energia que transmitimos deixa de ser reconfortante e harmoniosa. E o sentir do outro capta a sensação de desconforto.
Citei o exemplo da mãe da Fernanda que expressava em palavras sua alegria na hora que passavam creme em seu corpo. Meu pai, durante o banho briga e xinga, mas quando estou passando creme em seus braços e pernas, ele é todo silêncio e quietude. Sei que esse é seu jeito de demonstrar que está contente.
Na verdade, é bem difícil de percebermos nas pessoas que cuidamos que elas estão felizes e que são gratas. Na maioria das vezes, elas não vão expressar em palavras. São pequenos gestos e ações e se emocionalmente não estivermos bem, nem percebemos.
Portanto, precisamos trabalhar nossas emoções. Assim, seremos mais sensíveis e nossa percepção do mundo à nossa volta poderá expandir. Seremos capazes de apreciar o canto dos pássaros, o cheiro das plantas, a beleza das flores e o ar que respiramos. Pois isso representa vida.
Tudo disponível para nós, porém estamos tão acostumados a reclamar que deixamos de notar a beleza e a alegria que o ato de cuidar nos oportuniza.
Convido a todos vocês que exercem a função de cuidador, assim como eu, a desenvolver melhor o sentir. Para que nossos sensores se tornem mais hábeis a captar sensações. Vindas do outro e/ou as nossas próprias. Logo quando as emoções forem de raiva e tristeza a gente possa subtraí-las e quando forem de alegria e amor, nós possamos expandi-las.
Quando isso acontece o ato de cuidar torna-se repleto de ternura e leveza.
E é tão mais fácil nos deixarmos levar por todas as sensações daquele dia em que tudo parece dar errado… mas aí é preciso lembrar que aquele ou aquela de quem cuidamos faz parte da nossa vida de uma maneira especial e aquele dia tão ruim também vai passar…
Ja passei por tantas tribulacoes que hj sou toda GRATIDAO ao Pai por td e todos a fizeram ou fzem parte de minha Vida.Aprendi e continuo a aprender:Cada um so pode dar o que tem.Qdo ajudamos outros os primeuros a serem auxiliados:Nos mesmos!Se nao houver EMPATIA nao ha nd que colabore c/ o Sucesso do Feito.S/ emocoes boas td e FRUSTRACAO p/ ambos os lados.Deus nos deu o Livre Arbitrio,e ainda somos seres imperfeitos….o Amor e a Cura Real origina se de Deus!Bom dia .
E o sentir. Tudo vira uma rotina. Porque ninguém chega da um beijo um abraço. Lembro do vovô. Pai do papai eu abraçava e tinha um carinho diferente. O pai da mamãe eu tinha um certo receio. Mas graças ao pai da mamãe aceito o meu nariz chato. Kkkkkk. Quando estamos longe falamos te amo agora perto e tão difícil. Só vemos o lado negativo escuro. Preocupado com que? se tudo vai ficar não vou falar mais se não vou fazer propaganda. Kkkk. Beijo a todos que curte esse blog
No meu caso Cisera o que fiz foi pôr me no lugar de cada um deles e deixar a empatia sentir para executar… nem sempre se consegue ter a harmonia dentro do cérebro mas desde que ela esteja no coração conseguimos ver claramente quando estamos a ser menos amorosos e, no meu caso, corrigir atempadamente… mesmo que exaustos e sem capacidade para levantar 70kg do chão…